O Autor

"Armando-me com conhecimento consigo ser alguém"


Nuno Dias é natural do Fundão, Castelo Branco. Licenciou-se em Engenharia dos Recursos Hídricos (2006), na Universidade de Évora, especializando-se na área de Irrigação Agrícola.

Enquanto estudante, foi colaborador numa empresa da área de Irrigação Agrícola no Fundão e posteriormente técnico na mesma. Elaborou projectos técnicos de irrigação agrícola, desde a região da Cova da Beira até à região do Douro, destacando-se mais de 100 ha de projectos de irrigação em culturas como cerejeira, pessegueiro, vinha e olival.

Nos seus projectos trabalhou com software CAD* e GPS**. Estes despertam-lhe enorme interesse, no entanto, não se sentindo totalmente satisfeito e tendo a necessidade de ir mais além, decide por iniciativa própria aprender Modelação 3D. Cria então uma "biblioteca" de cerca de 70  acessórios em 3D, os quais lhe permitiram executar com maior  rigor a montagem de sistemas de bombagem, filtragem e controle.

Em 2008, teve uma curta passagem por uma empresa na área de Sondagens e Captação de Água, dedicando-se ao licenciamento de utilização de Recursos Hídricos. No final de 2008 decide aplicar todos os seus conhecimentos adquiridos em CAD, GPS e 3D e tornar-se Freelancer.

Actualmente desenvolve projectos para os mais diversos fins: Irrigação Agrícola, Sistemas de Informação Geográfica (SIG), Engenharia Civil, Arquitectura, Promoção e Divulgação do Turismo Regional. Enquadrando-se no mesmo tema do Blog "Valverde em 3D", elaborou para a Câmara do Sabugal a "Rota dos 5 Castelos", projecto que visou Promover e Divulgar em 3D os 5 Castelos do Concelho do Sabugal.

Com o objectivo de abraçar novos desafios, adquirir novos conhecimentos e alargando o seu leque de formação, decide ingressar no Ensino Superior. Concluiu a Licenciatura em Engenharia Civil, na Universidade da Beira Interior, onde também foi formador do curso "Iniciação ao Autocad", durante a sua licenciatura.

Teve uma oportunidade de ir para França, trabalhar como Engenheiro Civil, então decidiu emigrar...

Novos desafios se esperam !!!

* - CAD " Computer-Aided Design"
** - GPS " Global Positioning System"